sexta-feira, 8 de julho de 2011

Em jogo nervoso, Chile arranca empate do Uruguai e se mantém líder


08 de julho de 2011 



 . Foto: Reuters
Após ficar no 1 a 1 na estreia, Uruguai voltou a empatar na Copa América
Foto: Reuters



Uruguai e Chile não têm uma rivalidade regional alimentada por antigas disputas históricas ou batalhas futebolísticas, mas nesta sexta-feira fizeram um dos duelos mais nervosos da Copa América. Os ânimos se exaltaram em ambos os lados e, depois 90 minutos de discussões, empurrões, entradas duras e grandes chances, os chilenos conseguiram arrancar empate por 1 a 1 para manter a liderança do Grupo C.
Foto: Reuters
Os uruguaios balançaram as redes aos 8min do segundo tempo, com Álvaro Pereira, após jogada de Luís Suárez. O empate veio em jogada semelhante aproveitada por Aléxis Sanchez, aos 19min do segundo tempo. Trata-se de um resultado ruim para o Uruguai, que já havia empatado com o Peru na estreia da competição. Os chilenos têm a classificação às quartas de final bem encaminhada.
As equipes voltam a campo na próxima terça-feira para encerrar a primeira fase da Copa América. O Chile terá pela frente o Peru, às 19h15 (de Brasília), no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza. Mais tarde, às 21h45, o Uruguai pega o México no Estádio Ciudad de La Plata, em La Plata.
O jogo
Os uruguaios começaram melhor a partida e deram o tom nervoso que contagiaria os jogadores: marcaram em cima, com força, sem poupar entradas violentas. Pressionando, criaram a primeira boa chance aos 18min: Edinson Cavani passou para Luis Zuárez dentro da área. O jogador bateu com força e acertou o travessão do goleiro do Chile, Cláudio Bravo.
O atacante foi bem novamente aos 27min, quando aproveitou erro da zaga chilena para ficar com a bola e cruzar para Diego Forlán, que cabeceou. O zagueiro Pablo Contreras, bem colocado, salvou tirando a bola em cima da linha. O Chile também acertou o travessão uruguaio, em jogada aos 42min: Sebastián Coates, pretendido pelo São Paulo, acertou Mauricio Isla. A bola subiu, encobriu Néstor Muslera e bateu na trave.
O segundo tempo começou com um susto do Chile, quando Luis Jiménez finalizou de letra dentro da grande área, mas Muslera fez a defesa. Aos 8min, o Uruguai abriu o placar: Suárez fez boa jogada na esquerda e tocou para Álvaro Pereira bater na saída de Cláudio Bravo. O gol não modificou nervoso do jogo, e os uruguaios quase aproveitaram para marcar de novo aos 18min: Bravo pegou chute de Suárez.
Aos 19min, no entanto, os chilenos chegaram ao empate, em jogada iniciada por Valdívia, que começou como reserva e entrou no segundo tempo. A troca de passes na intermediária terminou nos pés de Alexis Sánchez, que bateu de bico pela esquerda da grande área, vencendo Muslera. As equipes aumentaram a emoção nos minutos finais, em um jogaço no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza.
Aos 31min, os chilenos quase viraram o marcador; Alexis Sánchez cruzou da direita e Luis Jiménez cabeceou, mas Muslera mostrou bons reflexos para defender. Pouco depois, fez boa defesa novamente, em chute de fora da área dado por Mauricio Isla. As faltas passaram a ser mais duras, e o árbitro paraguaio Carlos Amarilla não aliviou.
Aos todo, o confronto pela Grupo C da Copa América teve nove cartões amarelos e, embora nenhuma expulsão tenha acontecido, Amarilla precisou advertir verbalmente e separar discussões em algumas oportunidades. Nos minutos finais, as equipes não perderam mais tempo com ofensas. Não conseguiram, por outro lado, evitar o empate.
Uruguai 1 x 1 Chile
Gols
Uruguai: 
Álvaro Pereira, aos 8min do segundo tempo
Chile:
Aléxis Sanchez , aos 19min do segundo tempo
Uruguai: Néstor Muslera; Maxi Pereira (Nicolás Lodeiro), Diego Lugano, Sebastián Coates e José Cáceres; Diego Pérez, Egidio Arévalo (Sebastián Eguren), Álvaro Pereira e Edinson Cavani (Álvaro González); Diego Forlán e Luis Suárez . Técnico: Oscar Tabárez
Chile: Claudio Bravo; Pablo Contreras, Waldo Ponce, Gonzalo Jara (Jorge Valdivia) e Mauricio Isla; Gary Medel, Arturo Vidal, Jean Beausejour (Carlos Carmona), Luís Kiménez e Alexis Sánchez; Humberto Suazo e Esteban Paredes. Técnico: Claudio Borghi
Cartões amarelos
Uruguai: Sebastián Coates , José Cáceres , Álvaro Pereira , Álvaro González e Luis Suárez
Chile: Pablo Contreras, Gonzalo Jara , Arturo Vidal e Alexis Sánchez
Árbitro
Carlos Amarilla (PAR)
 
Local
Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza (Argentina)
Terra

0 comentários: