sábado, 10 de novembro de 2012

Encostado, Lugano reitera desejo de deixar o PSG


Capitão da seleção  uruguaia e ídolo das torcidas de São Paulo e Fenerbahçe, Diego Lugano vive um momento inesperado em sua carreira. Contratado pelo Paris Saint-Germain em agosto do ano passado, o zagueiro chegou com status de craque, mas acabou "encostado" pelo técnico Carlo Ancelotti. Além disso, ele tem sofrido algumas lesões, fato raro em sua vida futebolística, coisa que o deixou ainda mais desanimado. "Minha cabeça está a mil e isso tudo me faz repensar a vida. Estou na melhor fase de minha carreira, fisicamente e mentalmente. Estou maduro, experiente, mas tendo de lidar com essas dificuldades", contou Lugano ao jornal O Estado de S. Paulo, em entrevista exclusiva concedida em Paris.

Mais do que provar para o clube francês que pode ser útil, Lugano está preocupado em não deixar a falta de ritmo de jogo prejudicar seu trabalho na seleção. Ele é um jogador imprescindível para o time e não pode ficar parado entre uma convocação e outra, ainda mais no momento em que o Uruguai disputa as Eliminatórias para a Copa do Mundo e se prepara para a Copa das Confederações, no Brasil, em 2013. "Esse é o único título que falta para a gente. É como a medalha de ouro olímpica para o Brasil. Quero estar bem."

Lugano adora jogar na seleção não apenas pelo orgulho de defender o Uruguai, mas porque, segundo ele, o ambiente da equipe é muito bom e ele tem bastante liberdade para conversar com o técnico Oscar Tabárez, o principal responsável pela quarta colocação na Copa de 2010 e pelo título da Copa América, no ano passado. "É um prazer ser capitão desse grupo. Somos como uma família, é um grupo bastante comprometido."

 COPA DO MUNDO

Aos 32 anos, ele vê a chance de disputar o Mundial do Brasil com grande entusiasmo. Lugano tem na cabeça as histórias que ouviu dos mais velhos sobre a mítica conquista uruguaia na Copa de 50. "Tudo isso mexe bastante comigo e com o time. Jogar a Copa no Brasil será importante por tudo o que significa."

O problema é que a situação do Uruguai nas Eliminatórias não é confortável. A seleção está na quinta posição e vem de três derrotas e um empate nos últimos quatro jogos, tendo sofrido goleadas de Colômbia, Argentina e Bolívia. "Essa situação preocupa bastante e estamos tristes. Sabíamos que uma hora iríamos ter uma caída, mas não imaginávamos que seria tão grande assim. Mas vamos reverter isso, não existe uma Copa no Brasil sem a presença do Uruguai."

Conversa. Lugano diz que em janeiro vai rever sua situação no PSG. Mas ele jura que não vai chutar o balde, até porque sempre que ocupa o posto de capitão da seleção ou de algum clube ele exige dos jogadores que estão na reserva o mesmo profissionalismo dos titulares. "Tenho de dar exemplo, mesmo nesta situação." O que mais o deixou chateado foi não ser inscrito na Copa dos Campeões. "Foi duro, não esperava isso. Só mais de duas semanas depois o Leonardo (diretor do PSG) veio conversar comigo e me explicou os motivos. Entendi, mas não concordei."


DUPLA TITULAR ESTÁ BEM

Embora chateado, Lugano reconhece que a dupla titular do time, formada por Alex e Thiago Silva, está muito bem. "São jogadores de alto nível e não se pode dar brecha para eles." Para lidar com a frustração, ele conta com o apoio da esposa e dos três filhos. "O mais velho deles quer voltar para a América do Sul."

Mesmo feliz com a vida sossegada que leva em Paris, o uruguaio confessa que tem dúvidas sobre o futuro: voltar para a América do Sul ou ficar na Europa? Aceitar diminuição de salário para ser titular em outro clube ou insistir no PSG? Deixar um clube no qual não conquistou a torcida para voltar a um onde é ídolo? As respostas ele ainda não tem, mas torcedores do São Paulo fazem pressão por seu retorno. "Se voltar ao Brasil, o São Paulo tem prioridade. Há uma ligação forte com o clube e eu não atuaria em um rival. Mas tem de ver se o São Paulo precisa de zagueiro. Se for, é para eu dar conta do recado."


fonte: Estadão 

0 comentários: