sábado, 10 de novembro de 2012

ELE VOLTA EM 2013 ? O ÚLTIMO “DEUS DA RAÇA” TRICOLOR: DIEGO LUGANO !!


Diego Alfredo Lugano Moreno é dos nomes mais citados pelo torcedor do SPFC quando o assunto é ídolo, caráter, desejo em ver um jogador voltando ao clube, etc… E porque um uruguaio gera tanta paixão tendo ficado apenas 3 anos no clube ? Quem conhece sua história e sua passagem pelo SPFC tem a resposta…
Nascido em Canelones, pequena cidade uruguaia, em 1980, Lugano batalhou muito para chegar ao status de ídolo do SPFC e da seleção Celeste. Foram anos de verdadeiras batalhas dentro de campo, já que não era um craque tecnicamente falando, mas se superava a cada partida com seriedade, luta, compromisso, respeito pela camisa que vestia.
Em seu país jogou Plaza Colonia e pelo tradicional Nacional de Montevidéu,
Lugano chegou ao SPFC no ano 2003, por indicação de um empresário ao então presidente Marcelo Portugal Gouvêa. Naquele momento ninguém sabia quem era aquele rapaz… Era conhecido apenas por ser “O jogador do presidente”. Foi um bom período no ostracismo, sem chances de jogar, sem atenção da comissão técnica ou da imprensa. Até que a chance apareceu…
Sua estreia foi contra o Atlético Mineiro, em BH, e nessa partida o uruguaio começou a mostrar suas virtudes ao torcedor. Mesmo começando a jogar as coisas não se tornaram fáceis, já que grande parte da imprensa brasileira destilava seu preconceito definindo o garoto como “violento”, “perna de pau”, etc… Até treinador de outras equipes o tratavam com preconceito, incitando árbitros e torcidas contra o zagueiro tricolor. Um homem qualquer teria se abatido com aquela situação, provavelmente a maioria teria pedido pra sair… Mas Lugano queria vencer, e seu caráter o faria atingir esse objetivo.
“Crecí muchísimo en el mayor club del mejor fútbol del mundo”, Lugano sobre o SPFC.
Naquela época o SPFC vinha de derrotas seguidas em decisões para importantes rivais, não jogava a Copa Libertadores a muito tempo, a torcida cobrava mais garra dos jogadores… Resumindo um péssimo momento para jogar no clube. Péssimo momento para quase todos, mas o ideal para quem tinha o coração como maior virtude. Lugano conquistou seu espaço com bolas divididas, cartões amarelos, reclamações de adversários… Mas enquanto o mundo do futebol brasileiro atacava a torcida do SPFC aumentava sua admiração pelo jogador. Podemos medir o quanto fez diferença aquele caráter dentro de campo com a conquista da vaga para Libertadores 2004, depois de dez anos longe do torneio.
Todos nós sabemos como Lugano foi importante no glorioso ano de 2005, nos títulos do campeonato Paulista, da Copa Libertadores e do Mundial de clubes. Por incrível que pareça, e realmente era improvável pensar nisso dois anos antes, tínhamos dois ídolos incontestáveis nesse time: O mito Rogério Ceni, capitão, artilheiro, etc… O outro ? Um rapaz guerreiro, o “zagueiro da presidente”, o “violento”, o Deus da raça Diego Lugano ! Sim, Lugano era o símbolo da raça, o jogador que a torcida espera, o cara que intimidava os adversários, que sangrava se necessário para levar seu time a vitórias.
No SPFC Lugano ganhou campeonato Paulista de 2005, Libertadores 2005, Mundial 2005 e Brasileiro de 2006. Ainda ganhou prêmios individuais como Bola de Prata 2004-2005, seleção do Brasileiro em 2005, seleção Libertadores 2005-2006.
Em tempos de torcida aplaudindo adversários e humilhando seu próprio time, o que representa o cara que evita trocar camisas com adversários para por respeito a sua torcida ¿ Isso é Diego Lugano !
“cuanto más pasa el tiempo más crece esa identificación” Lugano sobre relação com nossa torcida…
Lugano saiu do SPFC em 2006 logo após o vice-campeonato da Libertadores, para jogar no futebol da Turquia. Jogar num país apaixonado pelo futebol, com uma torcida fanática, só poderia dar o seguinte resultado: Ser ídolo ! Tanto quanto a torcida do SPFC os turcos tinham verdadeira adoração pelo jogador… Foram anos jogando lá, mesmo com propostas de equipes maiores da Europa.
Após a Copa do mundo 2010,quando chegou ao quarto lugar com a seleção do Uruguai, Lugano despertou ainda mais interesse nos grandes times do mundo, sendo contratado pelo PSG da França. Infelizmente contusões e antipatia do treinador o deixaram fora de muitas partidas, chegando ao ápice da crise nos últimos meses quando foi deixado fora da Champions League, sem ao mesmo ser avisado por sua equipe. Sim, ele foi avisado pela imprensa… Uma grande falta de respeito com o jogador que tem por conceito de vida respeitar seus clubes, torcidas e companheiros.
Lugano joga hoje apenas por sua seleção, com a responsabilidade de sempre mesmo estando sem ritmo de jogo pela sacanagem que sofreu no PSG, e treina em Paris. É possível verificar sua importância em sua seleção quando assistimos ao último jogo contra a Argentina… Lugano em campo e jogo 0 a 0… Lugano substituído Argentina faz três gols em vinte minutos.
E o futuro, que muito nos interessa… A pouco tempo “La Tota” declarou que pode sair do PSG em janeiro, deixando muitos clubes pelo mundo atentos a possibilidade de ter o zagueiro em suas fileiras. Claro que os mais ansiosos com o fato são os torcedores do SPFC. Seu nome é citado diariamente em todas as redes sociais, em sites, em fóruns de debate, etc… A diretoria do clube sabe que não serão perdoados se o jogador vestir outra camisa dentro do Brasil… Dizem até que durante a venda de Lucas o clube francês prometeu priorizar o SPFC caso aceite liberar seu zagueiro.
Caro torcedor, tenha certeza que voltando ao SPFC Lugano será o mesmo jogador de sempre, com seu bom futebol, sua personalidade, sua vontade de vencer e seu respeito por nossa camisa. A casa dele o SPFC e esperamos que aqui esteja em 2013.
Caros Dios Lugano, esteja certo que nossa torcida está de braços abertos a você !
Amigos, um grande abraço a todos !

Fonte:canalspfc
Beto Casella
Siga no twitter @Beto_Morumbi e @canalspfc

0 comentários: