segunda-feira, 4 de julho de 2011

Uruguai repete favoritos e fica no empate com Peru em estreia

O Uruguai manteve na noite desta segunda-feira a "sina" da primeira rodada da Copa América 2011. Favorito ao título ao lado da anfitriã Argentina e do Brasil, a seleção comandada por Oscar Tabárez não passou de um empate por 1 a 1 com o Peru, com confronto que marcou a estreia das duas seleções no Grupo C do torneio continental. Guerrero abriu o placar para os peruanos, e o atacante Suárez, do Liverpool, evitou o vexame do quarto colocado do último mundial.
Após o tropeço na estreia, o Uruguai retorna a campo no próximo dia 8, em Mendoza, às 19h15 (de Brasília), contra o Chile. Já o Peru, uma das boas surpresas da primeira rodada, especialmente pelo padrão de jogo e maturidade apesar dos desfalques de Farfán, Ramírez e Pizarro, buscará a primeira vitória diante do México, completando a rodada dupla no Estádio Malvinas Argentinas.
O jogo
Para a estreia na Copa América de 2011, o técnico Oscar Tabárez enviou a campo a mesma base que recolocou o Uruguai entre as melhores seleções do mundo, em virtude do quarto lutar na Copa de 2010. Apostando em uma defesa sólida comandada pelo ex-são-paulino Diego Lugano e em um ataque criativo com Edinson Cavani, Diego Forlán e Luís Suárez, o time bicampeão mundial começou controlando o ritmo de jogo e buscando pressionar a defesa peruana.
Entretanto, mesmo com um meia mais criativo (Nicolás Lodeiro) dentro de campo, o Uruguai sofreu com erros de passes à frente da área adversária, e não conseguiu ameaçar o goleiro Raúl Fernández. Exposto, a equipe, uma das semifinalistas do último Mundial, sofreu com o contra-ataque veloz do Peru.
Aos 24min, o atacante Jose Paolo Guerrero recebeu um lindo lançamento, e aproveitou um grande espaço deixado por Lugano e Victorino, do Cruzeiro, para invadir a área uruguaia. Com tranquilidade e categoria, o centroavante do Hamburgo driblou o goleiro Fernando Muslera e tocou para as redes, abrindo o placar em San Juan.
O gol anotado pelo Peru obrigou o Uruguai a se expor ainda mais dentro de campo. Menos ansioso por conta da estreia e vacinado por conta do susto proporcionado pelos peruanos, o time comandado por Oscar Tabárez retomou o domínio da partida, e quase empatou aos 41min. Forlán, da entrada da área, soltou um forte chute, que exigiu uma grande defesa do goleiro Fernández.
A boa defesa do camisa 1 peruano, entretanto, não adiantou. Aos 45min, Lodeiro descolou um lindo passe para Suárez. Com precisão, o atacante do Liverpool chutou na saída do goleiro adversário e igualou o marcador.
Pressionado pelo favoritismo, o Uruguai iniciou a segunda etapa com o objetivo de impor o jogo que encantou na Copa do Mundo de 2010. Contudo, a equipe criou a primeira oportunidade de gol somente por intermédio de um erro da defesa peruana. Aos 24min, Suárez recuperou a bola na zaga adversária e tocou para Forlán. Livre, o melhor jogador do Mundial do ano passado isolou e desperdiçou uma ótima chance.
O perigo uruguaio acordou o Peru, que procurou se acuar no campo defensivo durante a maior parte da segunda etapa. Aos 26min, o meio-campista Vargas, um dos destaques da equipe, arriscou de fora da área e viu a bola passar rente à trave esquerda do goleiro Muslera.
O Uruguai buscou a vitória até o final, contudo, parou na ótima armação peruana. Tranquilo em campo, o Peru chegou até a ameaçar a defesa uruguaia no último minuto regulamentar. Aos 44min, após cruzamento da esquerda, Guerrero conseguiu o desvio e tocou rente à trave direita da meta adversária

Fonte: Terra

0 comentários: