terça-feira, 19 de julho de 2011

É favorito, sim! Com dois de Suárez, Uruguai vence Peru e vai à final



Celeste domina partida em La Plata e agora espera o vencedor de Paraguai e Venezuela na final do próximo domingo em Buenos Aires

O Uruguai tentou evitar o rótulo de favorito, mas mostrou em campo que é sim o principal candidato ao título da Copa América após as eliminações de Brasil e Argentina. Sem um futebol vistoso, mas com garra e entrega, a Celeste  fez o que os torcedores brasileiros e argentinos esperavam de suas seleções: com autoridade, o time treinado por Óscar Tábarez  derrotou a seleção peruana por 2 a 0 nesta terça-feira, em La Plata, e assegurou uma vaga na final da competição. Uma das estrelas da equipe, o atacante Luis Suárez foi o destaque ao fazer os gols do triunfo que coloca os uruguaios numa decisão após 12 anos de ausência (derrota para o Brasil em 1999 por 3 a 0).
Agora, o time de Diego Forlán, Loco Abreu e companhia espera na final do próximo domingo, em Buenos Aires, o vencedor de Paraguai x Venezuela que, nesta quarta-feira, às 21h45m (de Brasília), fazem a outra semifinal do torneio sul-americano na cidade de Mendoza. O GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitem todos os jogos ao vivo.
uruguai x peru suarez (Foto: Reuters)Suárez coloca a bola para dentro: Uruguai está na final da Copa América  (Foto: Reuters)
Buraco camuflado
uruguai x peru buracos gramado (Foto: Marcos Felipe/Globoesporte.com)Funcionários colocam areia no gramado durante
o intervalo (Foto: Marcos Felipe/Globoesporte.com)
Antes de a bola rolar, e para fazer a mesma realmente rolar no gramado, funcionários do estádio Ciudad de La Plata cobriram alguns buracos na grande área com terra. No último domingo, muitos jogadores brasileiros reclamaram do piso após a eliminação para o Paraguai, assim como o técnico uruguaio, Oscar Tábarez também disse que o estado da “cancha” não era um dos melhores.
Após o apito inicial, como era esperado por conta do sistema defensivo de ambas as equipes, muita disputa no meio de campo e, uma hora ou outra, entradas mais ríspidas de cada lado.
Por conta disso, o primeiro lance de perigo só saiu em uma jogada de bola parada. Forlán cobrou falta na área, a zaga peruana rebateu mal nos pés de Suárez que, de primeira, acabou chutando para fora aos sete minutos.
Uruguai domina, Peru tenta o contra-golpe
uruguai x peru forlan (Foto: AP)Camisa 10 do Uruguai, Diego Forlán não marca
pela Celeste desde a Copa do Mundo (Foto: AP)
O lance empolgou os uruguaios que passaram a ter mais o controle da partida, enquanto o time do técnico Sério Markarian se entrincheirava na defesa e buscava os contra golpes com Vargas que, aos 23, criou a primeira boa chance peruana. O jogador da Fiorentina driblou Lugano tranquilamente pela esquerda e cruzou rasteiro para área. Guerrero e Advíncula, entretanto, chegaram atrasados e não conseguiram empurrar para o gol.
Apesar do domínio e mais posse de bola, o Uruguai não conseguia criar muitas chances claras, esbarrando na falta de um homem de criação no meio – problema que o próprio técnico Oscar Tábarez já admitiu durante a competição -. Desse modo, a Celeste chegava com perigo apenas em bolas alçadas na área para Lugano ou seu companheiro de zaga, o grandalhão Coates, tentarem o cabeceio.
Numa dessas, a Celeste até conseguiu fazer o gol... Mas o árbitro boliviano Raúl Orosco, corretamente, anulou o tento de Álvaro Pereira que, impedido, aproveitou um desvio de Lugano aos 43.
Matador, Suárez faz a festa uruguaia
O segundo tempo começou como na primeira etapa. Peruanos atrás, buscando o contra-ataque, enquanto os uruguaios tentavam sufocar o rival. E essa iniciativa acabou premiada aos sete minutos. Forlán arriscou de longe, o goleiro Raúl Fernández espalmou mal e a bola sobrou para Suárez, oportunista, colocar para dentro. Festa da torcida uruguaia, maioria no estádio Ciudad de La Plata.
Em desvantagem, a seleção peruana teve que abdicar da retranca e sair para o jogo. E, com espaço, o Uruguai chegou rápido ao segundo gol. Álvaro Pereira fez lançamento perfeito para Suárez. O camisa 9 aproveitou o desespero de Fernandez, que saiu da área para tentar fazer o corte, driblou o goleiro e tocou para o gol vazio aos 12. Quarto gol do atleta dos Reds na Copa América, artilheiro isolado da competição.
Cotovelada de “Roberto Carlos”
Perdida em campo, a seleção peruana viu a vaca ir para o brejo de vez aos 23 quando Vargas, de maneira estúpida, acertou uma cotovelada violenta em Coates. O jogador, que tinha o apelido de “Roberto Carlos” da Sicília quando defendeu o Catania-ITA, recebeu imediatamente o vermelho.
Com um homem a mais, o Uruguai controlou de vez o confronto. Nas arquibancadas, êxtase dos torcedores da Celeste que gritaram olé e, no fim, com o triunfo, sentiram que o jejum de 16 anos sem conquistas pode chegar ao fim no próximo domingo (o último caneco foi na Copa América de 1995).
PERU 0 X 2 URUGUAI
Raúl Fernandéz, Alberto Rodríguez, Santiago Acasiete, Walter Vílchez, Giancarlo Carmona, Yoshimar Yotún (Willian Chiroque), Adán Balbín, Rinaldo Cruzado, Juan Vargas, Paolo Guerrero e Luis Advíncula (Carlos Lobatón).Fernando Muslera, Maxi Pereira, Diego Lugano, Sebastián Coates, Martín Cáceres, Walter Gargano (Sebastían Eguren), Arévalo Ríos, Álvaro González, Álvaro Pereira, Diego Forlán e Luis Suárez (Abel Hernández).
Técnico: Sérgio MarkariánTécnico: Óscar Tábarez
Gols: Luis Suárez, aos 7 e 12 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Yoshimar Yotún, Carlos Lobatón (Peru); Diego Lugano, Walter Gargano, Luis Suárez (Uruguai). Cartão vermelho:Juan Vargas (Peru)
Estádio: Ciudad La Plata, La Plata. Data: 19/7/2011. Árbitro: Raúl Orosco (Bolívia). Auxiliares: Efraín Castro (Bolívia) e Marvin Torrentera (México)
                      Fonte: Globo Esporte

                      1 comentários:

                      Alessandra Mattos disse... [Responder comentário]

                      Parabéns Xerife Lugano! Mais uma vez venho neste blog para parabenizar a equipe Uruguaia. Como brasileira, sonha um dia ver minha seleção honrar a camisa verde e amarela como vocês uruguaios honram.
                      Meu filho vibra com os jogos do Uruguai. Compramos uma camisa, número 2, com o nome Lugano nas costas.
                      Rumo ao título, Lugano!!!
                      Alessandra Mattos e família
                      Gostaria de poder enviar essa foto para que coloquem no Blog. Ele ficará muito feliz.