terça-feira, 22 de junho de 2010

Uruguai bate o México e garante a primeira colocação do Grupo

Uruguai e México se enfrentaram na manhã desta terça-feira (22) , em um jogo sem favoritos, disputado na cidade de Rustemburgo. Um empate classificaria as duas seleções para as oitavas de final da Copa do Mundo em 2010. Por outro lado, o vencedor da partida, além de garantir a liderança do Grupo A, de quebra adiaria o possível confronto com a poderosa Argentina, de Diego Maradona - que deve confirmar a primeira posição na chave B -, para fase de quartas de final do Mundial da África.

Dentro das quatro linhas, o Uruguai demonstrou mais eficiência ofensiva, bateu o México por 1 a 0 e fechou a primeira fase na ponta da tabela, com sete pontos. Mesmo com a derrota, os mexicanos ficaram com a segunda vaga do Grupo A, com quatro pontos e saldo um, mesma pontuação da anfitriã, África do Sul, que venceu a lanterna França, mas não conseguiu reverter o saldo de gols e está eliminada da competição.

Ainda sob os tradicionais gritos de "olé" proferidos pela torcida mexicana - que até o momento são a única manifestação capaz de abafar o som das vuvuzelas nas arquibancadas da África do Sul -, o Uruguai partiu para o ataque e quase abriu o marcador com Suarez, aos 6 minutos.

A resposta não demorou e, no minuto seguinte, Blanco recebeu a bola no centro da grande área, Lugano fez a parede e a cabeçada saiu em tiro de meta, com muita reclamação por parte dos mexicanos que queriam um pênalti no lance.

Uma igualdade no marcador serviria para a classificação das duas equipes, porém, a Celeste parecia não se importar. Forlán, outra vez, assumiu a responsabilidade na criação das jogadas na meia-cancha. Em um cruzamento perfeito do armador, Victorino escorou de cabeça rente ao travessão de Osório.

Se o Uruguai tinha Forlán, o México contava com a boa atuação de Guardado. O meia queria mostrar o empenho no primeiro jogo como titular da equipe neste mundial e, na tentativa de longa distância, acertou a trave do goleiro Muslera, aos 21 minutos.

Aos poucos o Uruguai passou a adiantar a marcação para o campo de defesa mexicano. A nova postura tática impôs muitas dificuldades na saída de bola dos "mariachis" e permitiu um domínio maior da posse de bola por parte dos sul-americanos.

No final do primeiro tempo, a supremacia celeste em campo era visível. Faltava apenas um detalhe para que a superioridade fosse transposta também ao escore da partida. Um pequeno detalhe eliminado pela minuciosa virada de jogo de Forlán para Cavani. O camisa sete recebeu na ponta direita de ataque, dominou, levantou a cabeça e alçou com perfeição na segunda trave para Suarez que, com um o testaço certeiro, inaugurou o marcador no estádio Royal Bafokeng, aos 42 minutos da etapa inicial.

No retorno dos vestiários, o Uruguai não diminuiu o ritmo. Logo aos 9 minutos, Forlán, sempre ele, cruzou para a grande área, Lugano cabeceou firme para a grande defesa do goleiro Aguirre. Na sobra, Álvaro Pereira desperdiçou pela linha de fundo.

O México não se deu por vencido. Na tentativa de tornar a equipe mais ofensiva, o técnico Oscar Tabarez promoveu as entradas e Barrera, Castro e Hernandez, nos lugares de Guardado, Moreno e Blanco. As alterações mudaram o cenário da partida. No lance mais claro, Barrera cruzou e Rodriguez errou a finalização em frente ao goleiro Musleira. Com a nova disposição das equipes no gramado, o Uruguai teve de demonstrar muita consistência para manter o placar favorável até o final da partida.


México 0 x 1 Uruguai

México: Osório; Rodriguez; Moreno (Castro); Salcido; Rafael Marques; Torrado; Guardado (Barrera); Giovani Dos Santos; Blanco (Hernandez) e Franco. Técnico: Javier Aguirre.

Uruguai: Muslera; Maximiliano Pereira; Lugano; Victorino; Fucile; Prez; Arevalo; Álvaro Prereira (Scotti); Forlán; Suarez (Álvaro fernandez) e Cavani. Técnico: Oscar Tabarez.

1 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Lugano, torco por voce e pela volta do futebol uruguaio a Copa! Sucesso e parabens!!!