sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sucesso da Zaga Uruguaia

Após a falta, o volante francês se estranhou com Lugano Foto: AFP

Esqueça os grandes nomes dos principais clubes europeus: a zaga mais eficiente do planeta é formada por um jogador do Fenerbahce, da Turquia, e outro do Villarreal, da Espanha. Pelo menos essa é a opinião do jornal El País, que classificou a defesa da seleção uruguaia composta pelos xarás Diego Lugano e Diego Godín como a melhor do mundo, pelo fato de o time não ter sofrido gols nesta Copa do Mundo.

O Uruguai, líder do Grupo A, segurou um empate por 0 a 0 com a França, mesmo atuando parte do segundo tempo com um homem a menos. Na segunda rodada, os bicampeões mundiais derrotaram a África do Sul por 3 a 0. Na coluna assinada pelo jornalista Jorge Savia, intitulada "A melhor defesa do mundo", o time comandado por Oscar Tabárez está conservando as raízes do país.

"Para o futebol uruguaio, ter uma boa defesa é uma identificação desde sempre. No Mundial da África do Sul, isso está se repetindo", opinou o jornalista. "Com um futebol bem balanceado, o Uruguai voltou a suas raízes", exaltou Savia, ciente de que sua seleção precisa apenas de um empate contra o México para avançar às oitavas de final.

Mas e quanto às seleções de Brasil, Espanha e Inglaterra, repletas de jogadores importantes do futebol europeu? Savia argumenta que todas demonstraram a fragilidade que a zaga uruguaia ainda não cometeu.

"Pode-se ignorar que a Coreia do Norte fez um gol no Brasil e em seu fenomenal Júlio César?", questiona. "E quanto à Espanha, a rainha do ataque, que ficou de mãos atadas por conta de um contragolpe que a deixou desprotegida lá atrás? E não é verdade que as seleções de Inglaterra e Paraguai estão expostas às finalizações e aos cruzamentos?".

Além de exaltar a defesa de seu próprio país, Jorge Savia listou outras defesas candidatas ao posto de melhor do mundo - todas elas que não sofreram gols na estreia: "na lista estão Chile, Suíça, Costa do Marfim, Holanda, Portugal, Japão, Alemanha, Gana e Eslovênia", opinou.

Fonte: Terra

0 comentários: