sábado, 26 de junho de 2010

Capitão Lugano é o exemplo na seleção uruguaia


Se os outros dez jogadores uruguaios tiverem a mesma dedicação de Diego Lugano, as chances da Coreia do Sul na partida deste sábado seriam quase nulas. O confronto, que começa às 11h, vale vaga nas quartas de final da Copa do Mundo.

Na manhã deste sábado, por algumas horas, a reportagem do LANCE! mergulhou na vida do capitão da Celeste. E viu de perto que esforço e força de vontade sempre fizeram parte de sua vida, desde os primeiros anos, quando sua família saiu de Las Violetas, na Zona Rural, para morar em Canelones.

FOTO - Primeiro clube de Lugano/Com a camisa do Atlético Libertad (Crédito: Rodrigo Vessoni)

Seu pai, Alfredo Lugano, era funcionário da Coca-Cola e sua mãe, Diana, professora de um Centro de Estudo. Além de Diego, os pais trouxeram à cidade as duas irmãs: Rosana, advogada e com 31 anos, e Marianella, de 23 anos e licenciada em comunicação.

Instalado no bairro Três Esquinas, o zagueiro iniciou sua vida estudantil no Colégio Maria Auxiliadora, onde demonstrou aquilo que viria a ser sua marca dentro de campo: a dedicação. Segundo funcionárias, o jovem Lugano era sempre um dos mais votados na tradicional eleição de melhor aluno que, posteriormente, era condecorado com a bandeira de Artigas, um dos símbolos nacionais da República.

- Não tínhamos problemas com ele. Era estudioso, daqueles que não gostavam de perder uma só aula. Sempre se deu bem com todos os outros alunos - lembra Maria Luiza Piastri, ex-professora.

Com os estudos em dia, não havia motivos para seus pais proibirem seu desejo de ser jogador e, assim, poder repetir o que seu pai fizera por cerca de 20 anos, como zagueiro do pequeno Club Libertad de Canelones.

Aos 12 anos, passou a atuar no Libertad, onde seu pai fez História. Após alguns duelos com equipes mais importantes da capital, despertou interesse de alguns dirigentes do Nacional. A partir de então, começou uma carreira de sucesso, que pode ter mais um capítulo feliz neste domingo, na África do Sul.

Lugano quer ajudar cidade

Com a intenção de "devolver o carinho que a cidade natal teve com sua família", como afirmou em recente visita ao local, Lugano prometeu a construção de um Centro Social de ajuda às crianças de Las Canteras, uma favela de Canelones. Ele já teve reunião com políticos e autoridades para tratar do projeto, que abrigará 60 crianças.

Fonte: Lance net

0 comentários: