sábado, 8 de maio de 2010

A conexão gaúcha do uruguaio Lugano

O valente capitão da seleção uruguaia, ex-zagueiro do São Paulo, ídolo do Fenerbahçe turco, Diego Lugano fala da sua vida, do interesse da dupla Gre-Nal, de Jorge Fossati e dos seus favoritos para vencer a Copa do Mundo da África do Sul.



Diego Lugano, 28 anos, atende o telefone dentro de um elevador em Istambul. Ele pede mais cinco minutos. Depois, no seu apartamento, atende a segunda ligação, sabe que é do Brasil. Conta que seus ouvidos não estão bem recuperados. Lembranças de um show do Sepultura, que assistiu a convite do guitarrista Andreas Kisser, um fanático torcedor são-paulino.

Quando começa a entender que o repórter é de Porto Alegre, fala com entusiasmo, esgrimindo um portunhol treinado durante quatro temporadas no São Paulo (2003/2006), quando foi campeão paulista, da Libertadores e do mundo:

– Você não vai acreditar… Eu estava mesmo me organizando para assistir ao Gre-Nal (a entrevista foi feita domingo passado). Vi o primeiro (dia 25 de abril, Grêmio 2 a 0), gostei muito. Assisti ao Inter ser roubado em Buenos Aires (o 3 a 1 contra o Banfield). Que vergonha. Sou de Canelones (cidade do sul do Uruguai). Acompanho muito o futebol gaúcho. Sou gaúcho como você (risos).

Zagueiro do Fenerbahçe (ou fenerbátchê na sua repetida pronúncia), campeão da Copa da Turquia e da liga local, já viu, leu e ouviu seu nome ser envolvido como futuro jogador de Grêmio e Inter muitas vezes.

– Do Grêmio eu fiquei sabendo. Mas o negócio não evoluiu.

– E o Inter? – eu questiono.

– Nunca soube de nada concreto, ao menos o meu empresário nunca me comunicou nada de especial.

– Mas você gostaria de jogar em Porto Alegre? Os dois times gaúchos sempre precisam de zagueiros especiais.

– Claro, são dois bons times, ótimas torcidas, perto de Montevidéu. Vocês fazem um churrasco tão bom quanto o nosso (risos), mas eu gostaria mesmo é de voltar para o São Paulo. É meu time, sabe. Me identifico muito com o São Paulo.
Fossati lhe abriu as portas da seleção

Brasil, Uruguai, qualquer transferência não faz parte dos seus planos em maio de 2010. Antes, ele acha que a Copa do Mundo da África do Sul pode definir uma nova etapa na sua carreira de 11 anos. Ele cobiça vaga em algum time da Europa rica. Aliás, quem o convocou pela primeira vez para a Celeste foi um técnico muito conhecido dos gaúchos, seu conterrâneo Jorge Fossati.

– Jorge me ofereceu a grande oportunidade e acho que aproveitei. Fui seu capitão. Eu saí muito novo do Uruguai, tinha 21 anos, os torcedores não me conheciam, desconfiavam do meu futebol e da minha liderança. Jorge Fossati me ajudou muito. Sou grato a ele.

Lugano se derrete em elogios a Fossati, muito contestado em nossas terras.

– Ele é uma pessoal legal, respeita os jogadores, mas tem opiniões fortes. Os atletas gostam muito dele também.

Lugano acredita que o seu Uruguai, dele e de Fossati, pode fazer uma grande Copa do Mundo.



– Contamos com bons jogadores, experientes e que fazem sucesso na Europa. Ninguém nos cita, corremos por fora e eu acho ótimo. Esta geração pode oferecer algo mais ao Uruguai.

– Você acha que o Brasil é o favorito?

– Não, acho que não.

– Quem seria?

– A Espanha, eu apostaria na seleção espanhola, mais do que na do Brasil, muito mais do que na da Argentina. A Espanha está recheada com grandes jogadores, atua junto desde a Copa passada, ganhou a Eurocopa dois anos atrás e ainda exibe grandes individualidades.

– Quem faz você suar nos jogos na Europa (risos)?

– … (risos) Tem um quinteto que é perigoso como Henry (Barcelona), Benzema (Real Madrid), Milito (Inter de Milão) e Agüero (Atlético de Madri). O Messi é impossível, o Cristiano Ronaldo é diferenciado. A vida de zagueiro não é fácil em lugar nenhum – completa.

Nem dos atacantes, imagino, ainda mais quando se tem pela frente um cara de 1m88cm, quase 90kg, que se recusa a trocar de camiseta com adversários depois dos jogos.

Amigos? Sorrisos?

Só fora de campo, como manda o manual do zagueiro uruguaio que ele segue à risca.



Fonte: Blog do Zini

3 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

ELE FALOU QUE SÓ VOLARIA PRO TRICOLOR PAULISTA, SERÁ QUE O DINHEIRO VAI FALAR MAIS ALTO?

Nah Russo disse... [Responder comentário]

Lugano é raça tricolor...(paulista)...queremos vc lá

Anônimo disse... [Responder comentário]

Volta pro São Paulo LUGANO!!!!