quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Uruguai leva sufoco da Costa Rica, mas segura empate e vai à Copa do Mundo


Foi sofrido, com contornos de drama, mas o Uruguai empatou nesta quarta-feira com a Costa Rica por 1 a 1, no estádio Centenário, e garantiu a última vaga para a Copa do Mundo de 2010. "El Loco" Abreu marcou para os uruguaios, que haviam vencido o jogo de ida da repescagem, fora de casa, por 1 a 0. Centeno anotou para os costa-riquenhos, que lutaram até o fim, mas não conseguiram a virada.

A partida foi cheia de tensão. Houve algumas jogadas ríspidas de parte a parte, com a conivência do árbitro suíço Massimo Busacca (o juiz não poderia ser sul-americano ou da Concacaf, regiões de Uruguai e Costa Rica). No segundo tempo, com a partida em 1 a 1, os reservas da Costa Rica brigaram com policiais no banco de reservas.

Com o resultado, o Uruguai retorna à Copa do Mundo depois de ficar ausente em 2006. O técnico René Simões, por sua vez, falhou na tentativa de chegar a seu segundo Mundial (levou a Jamaica à Copa de 1998 e buscava repetir a dose no comando da Costa Rica).

Apesar de poder jogar pelo empate, o Uruguai começou a partida indo para cima da Costa Rica. A Celeste assustou duas vezes logo no início. Primeiro, em chute de fora da área de Forlán. Depois, em cabeçada de Godín, que o goleiro Navas defendeu bem.

Aos poucos, os comandados de René Simões começaram a equilibrar as ações e a ganhar terreno no meio do campo, mas as melhores chances seguiram com os uruguaios. O jovem meia Lodeiro fez grande jogada e tocou com açúcar para Suárez, no lado direito da área, mas o atacante isolou.

A melhor oportunidade dos visitantes na primeira etapa surgiu dos pés de Bolaños. O meia soltou uma bomba de fora da área e obrigou o goleiro Muslera a fazer grande defesa.

No segundo tempo, a Costa Rica encontrou ainda mais dificuldade para buscar o ataque. O Uruguai aos poucos foi apertando o rival em seu próprio campo. Aos 6 minutos, Eguren esteve muito perto de abrir o placar, escorando de cabeça uma cobrança de falta de Lodeiro, mas a bola saiu rente à trave direita do goleiro Navas.

René Simões mexeu no time da Costa Rica, tentando deixar sua equipe mais ofensiva. Barrentes entrou na vaga de Borges, e mais tarde, aos 19, Fonseca tomou o lugar de Nunez.

O técnico Óscar Tabárez respondeu tirando o inoperante atacante Suárez e lançando "El Loco" Abreu. A mexida deu certo, e o Uruguai abriu o placar aos 24 minutos. Scotti fez cruzamento da direita e Abreu testou para a rede. A comemoração do gol levou mais de dois minutos no estádio Centenário.

Quando tudo levava a crer que a parada estava resolvida, a Costa Rica deu sinal de vida. Chacon recebeu lançamento longo na área, penetrou e bateu. A bola pegou em Lugano e sobrou para Centeno bater rasteiro, da entrada da área, e empatar o jogo.

O gol fez a Costa Rica se animar e partir para cima para buscar a classificação. O Uruguai chegou a passar maus bocados na defesa, mas se segurou a duras penas. Houve ainda uma confusão envolvendo os reservas da Costa Rica e policiais uruguaios, a sete minutos do fim. A briga só esfriou a reação dos visitantes.

No fim, o Uruguai, bicampeão mundial, pôde comemorar a conquista da última vaga para a Copa do Mundo de 2010.

2 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Lugano volta para o Sao Paulo a nossa torçida te adora
Queremos voce no Sao Paulo!!!
obrigado

camila de souza ramos disse... [Responder comentário]

parabens amor ,conseguiu realizar seu sonho mas.....só é o começo.