quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

DIEGO LUGANO: "Elias Figueroa, Uruguai, Brasil e no mundo, é uma referência histórica. É um monstro "





Oi, Diego, como você está, você se lembra Viña? Oi, como eu não vou lembrar de você, em Viña del Mar, o Hotel Sheraton, se houvesse para os playoffs do ano passado. E você não pode esquecer, se você tem uma aparência distinta! (Julian diz o fotógrafo que a CASA DO DESPORTO Viña del Mar, em Santiago). E sim, a noite nós conversamos, de volta ao 12. É o primeiro contato que temos com Diego Alfredo Lugano Moreno, "O Tota" capitão educados da equipa de futebol do Uruguai na final da Copa do Mundo da história recuperada com um quarto lugar inesperado. Primeiro contato com o padrão de azul num momento em que ele e seus colegas geraram um caos e tumulto flagrante, em meio a centenas de fãs que querem ver de perto a figuras de alto vôo: Diego Forlán, Luis Suárez, Sebastián Abreu, Mauricio Victorino , defensor da Universidade do Chile, Andrés Scotti, Colo Colo no zagueiro Lugano mesmo, ex-aluno de Roberto "Condor" Rojas em São Paulo no Brasil. Foi no Hotel InterContinental, localizado na Avenida Vitacura 2885, Las Condes, onde a equipe liderada por Oscar Tabárez embarcou no ônibus que os trouxeram ao Estádio Monumental David Arellano, onde em 17 de novembro liderada por Marcelo Bielsa Last " Todos os equipamentos, a partir de 21 horas (Foi o último?).
A Casa do Sport, que viu a vitória nacional por 2-0 naquele hotel, ainda em órbita internacional. O entrevistado anterior, também do Uruguai, foi o Dr. Roberto Canessa, que em 1972 derrotou rugbista por 72 dias para os Andes. A principal intenção foi discutir com Diego Forlán, o melhor jogador da África do Sul, mas temos uma estrela, com um empurrão que quase indiferente custo ultrajante posar para uma foto com chapéu e poster distinguido com o rótulo de "VINHA, SPORT CITY. Não é assim, o restante dos quartos na Copa do Mundo FIFA 2010, que, Sociável, sorrindo olhou ampliada em Viña del entidade antecessora março Um grande jogador, Forlan! Grande decepção e surpresa, também. Você acha que Franz Beckenbauer, Pelé e Elias Figueroa dificultar um instantâneo que não leva mais de dois segundos? Não! Eu os conheço.
No tempo 0, a cinco minutos virou o selecionado uruguaio Lugano com o InterContinental não perder o seu compromisso: "Oi, como vai você, como foi a festa. Eu vou até comer e no breve ". Curvou-se para pressionar o atual chefe do campeão do mundo duas vezes, sem poses, com humildade, simplicidade e simpatia impressionante, esses valores que mostram apenas os ídolos reais. Bem conhecido o líder de altura, que defende o Fenerbahce da Turquia, que o verdadeiro ídolo assim está fora dos limites, por isso demos esse papel em 2h30 de quinta-feira, 18 nov! Isso mesmo: em 2,30 com o meridiano. Lugano é um líder que guapea de prêmios com os diretores da federação, que a grama parece personalidade, coragem, temperamento e um jogo impressionante de passagem, e que lá fora é um cavalheiro e um da quadrilha. Um cavalheiro, sem dúvida.

"É tarde, Diego. São duas e meia, você deve descansar e em breve viajar para o velho mundo. Vamos! Que horas você vai?
-Aos 8 anos, a Madrid em primeiro lugar e então eu estou em Istambul, na Turquia.
- Onde é que o Fenerbahçe?
"É uma área importante, em Istambul, uma cidade de 18 milhões, o maior da Europa.

- Quando e onde você nasceu?
"O 2 de novembro, 1980 em Canelones, no Uruguai cidade do interior que pertencem ao departamento de Canelones. É uma hora de Montevidéu. E eu nasci no bairro de parar Rodo.
"Seus pais, família, que se passa?
Diana Moreno-Acosta e Antonio Alfredo Lugano Valdivia, aos meus pais. E eu tenho duas irmãs, Rosana (31 anos) e Marianela (23) ... Sim, Rosana com um s.
- Você é casado, você é um pai?
"Sim, eu sou casado ... Ronci Patricia Karina Castro é minha esposa, ela também é Canelones. Temos três filhos: Nicholas (10), Thiago (4) e Bianca, que completará dois.
- O que você estuda? Isto diz muito da educação em suas palavras. É muito diferente de como você está dentro da quadra, e por outro lado, sabemos que você tem um grande número de seguidores, muitos "Fan Club".
- (Reímos. Diego, satisfeito e com parcimônia) Temin escola, colégio, e após a conclusão de oito, nove meses da faculdade de economia ... e lá fui eu para o Brasil, São Paulo, um grande clube.
- Quais os clubes que você jogou?
"No Nacional (Montevidéu), o Plaza Colonia (Colonia del Sacramento, Uruguai) ... Isto, voltei ao Nacional em 2002 e depois em São Paulo no Brasil em 2003.Agora, jogar no Fenerbahçe desde 2006. E eu estreou na Nacional 99.
"Em São Paulo estava com Roberto Rojas, ex-goleiro chileno.
"Sim, Robert foi treinador adjunto, e quando eu estava treinando e ele fez sua estréia em março de 2003. Trabalhou como gerente de arqueiros e fez um ótimo trabalho com Rogério Ceni. Você sabe que Roger é o arqueiro que tem o maior número de gols na história (mais de 90 dias, muitos deles de lance livre, excede o paraguaio José Luis Chilavert e René Higuita Colômbia).
"Falando do Chile, Diego, gostaria de saber de forma breve e direta: Elias Figueroa? No ano passado, que trouxe a voz do repórter de futebol, quando nós falamos. Você disse: "Rrrrricarrrdo Elias Figueroa" (emitem uma grande risada "Don Diego")
"Sim, senhor, se bem me lembro, nós falamos mal naquela noite. Bem, primeiro como fã de futebol, eu sei que é o melhor zagueiro que passou por meu país. Em segundo lugar, como um defensor, é uma grande referência ... Este, no Uruguai, hoje, é considerado um dos defensores de topo que atravessou o nosso jogo em uma época gloriosa Peñarol. Também joguei no Brasil, onde é uma referência histórica como uma defesa Internacional de Porto Alegre e no Brasil. E no mundo. Como defensor, não sei em que ano ele foi eleito o melhor do mundo, se eu estiver errado (1974) eo melhor da América (três anos consecutivos, 1974 a 1976). Bem, é assim que "mostrou" (monstro), que foi um dos melhores do mundo do futebol sul-americano. Eu vi as imagens no Brasil, Cruzeiro, quando o gol contra o Inter foi campeão (em 1975) eles se repetem muito, o "gol iluminado" é famoso. Já vi fotos mais no Brasil do que no Uruguai, porque há obviamente uma idade mais avançada e mais televisionado, mas o pouco que vi e ouvi muito, é um "show", certo?
- É difícil carregar o capitão piloto uruguaio, substituindo "O Marechal" Jose Nasazzi, capitão da campeã mundial do Uruguai em 1930, e Obdulio Varela, o "Cabeça de Negro" no título no Brasil de 1950, o Maracanã?
"De que números você fala comigo ... Obviamente é uma grande responsabilidade de ser capitão do meu país. Nasazzi foi na primeira vez na história da Copa do Mundo, que venceu em casa, e Obdulio Varela '50, quando derrotou o Brasil no estádio do Maracanã em si. Não, não é fácil ser capitão e muito orgulho de ser uma honra. E eu me tornei um Hugo de Leon, outro defensor, você sabe, o nosso capitão também histórico.
- Ele é seu ídolo?
"Sim, Hugo foi ótimo, foi campeão Nacional e do Brasil Gremio Libertadores ea Copa Intercontinental. Grande referência. Ele também jogou pelo River da Argentina e do Santos, no Brasil ... (Enzo) também Francescoli, outro gigante do nosso futebol.
"Para você, quem é o melhor futebolista uruguaio de todos os tempos?
-Pedro Pedro Virgilio Rocha ... jogou três Copas do Mundo e ganhou vários Libertadores Peñarol (três) e Intercontinental. Bem, ele tocou com (Elias) e Figueroa também era uma figura muito importante em São Paulo do Brasil em 70.
- Que tal hoje?
"Forlan. Demonstrado na Copa do Mundo foi o melhor jogador, ótimo, também compartilhou o título de artilheiro com cinco gols, juntamente com ... Este, você me ajuda. Com (Miroslav) Klose, (Thomas), Müller, o espanhol David Villa, Snijder (Wesley). Como você sabe que você, o que é uma memória que você tem, se você é um fotógrafo e não um jornalista! (Risos Diego embora reconhecendo o apoio da nossa assistente gráfico).
- O melhor de todos os tempos e esses tempos, Diego?
"Pelé e (Lionel) Messi. Sem dúvida ... Para mim não há dúvida.
"Antes de ir à África do Sul 2010. Foram alimentadas nos últimos três playoffs, tiveram três playoffs em linha reta, perdeu uma e com um gol seu, o belo, com um "suelazo" em San José, Costa Rica, praticamente se classificou para a Copa do Mundo.
"Sim, senhor. Jogamos três do playoff ... Em 2002 e 2006 nós jogamos na Austrália. Em 2006, perdeu nos pênaltis, em Sydney e na Costa Rica, África do Sul agora, ganhamos 1-0 de visita. Sim, esse é o objetivo (como o suelazo risos) ... Eu insisti que eu fiz e eu caí no chão depois de uma cabeçada de mim. Em Montevidéu, nós amarrados em uma grande dor. Bem, isso mostra que as eliminatórias sul-americanas são muito competitivos e fortes. Demonstrado na última Copa do Mundo, quando quase todos os times sul-americanos foram os protagonistas. Nós lutamos para chegar diretamente à Copa do Mundo e é um déficit que temos de melhorar se Deus quiser essa rodada para não sofrer tanto e ficar com a taça. Eu acho que há jogadores, estádios de futebol, há de tudo para classificar mais acessível, certo?
"Do México, em 1970, quando Pelé eo Brasil levou um toque para o mundo que o Uruguai não segurar a liderança. Ficaram em quarto após perder 1-0 com a Alemanha Ocidental. O que significa para vocês o quarto na África do Sul?
"Muito importante, pois voltamos a dar uma grande satisfação para o nosso jogo, nós nos tornamos atores ... No Uruguai, o futebol ocupa um papel muito importante na sociedade. Uruguai nasceu sabendo grandes vitórias internacionais, um time de clube, então o povo que o que está dentro e é sempre uma grande pressão que temos os jogadores para levar nosso país ao mais alto nível, sabendo que o futebol está se tornando mais Uruguai e competitiva, como um país pequeno, menor impacto de tudo isto "demonstra" que o futebol é negócio hoje.
- Qual foi o jogo mais dramático e melhor de você, Diego? Nós imaginamos o que foi o mais emocionante e comovente.
"Em Gana, esta foi a mais dramática ... Eu me machuquei no primeiro semestre, e imaginar como eu sofri com a mão de (Luis) Smith eo criminoso que enganou-los no último minuto do tempo extra (Gyan Asamoah, durante o horizontal). E, em seguida, na definição. Como definido Sebastián (Abreu) na última penalidade. Eu digo que ele e (Zinedine) Zidane, ninguém se atreve a chutar uma bem na Copa do Mundo. Sim, deve ser a personalidade de sangue frio. E sim, como você diz de classe. Em Gana, fizemos a partida mais dramática do torneio.Bem, e África do Sul. Acho que fizemos nossa melhor partida foi a mais importante ea estréia.
"Ele vai ficar nos anais do jogo com o Gana. Todo mundo viu quando você correu machucado, mancando, e você derreter em um abraço com Abreu, Suarez, com todo mundo. Assim, a distância 10,97 metros penal tornou-se uma semi-final com a Holanda. Foi uma das cenas mais emocionantes visto em uma Copa do Mundo, o programa mais visto na Terra.
"Foi uma das imagens mais emocionantes, porque Ele nos tocou ... A Copa do Mundo, todos nós sabemos, tem uma linha gigante de televisão em todo o mundo bárbaro. Como era Smith, que fez a mão, uma mão criminosa que nos permitiu avançar. Foi muito bonito e sofrido.
- Foi a Espanha, campeã digno?
"Não, a Alemanha foi o melhor, o mais ofensivo. Em Espanha, levou-a para a segunda fase, jogou com você e com custo muito. O Chile tinha um par de erros e Espanha não era melhor.
E o Chile, Diego, como foi?
- Bem, confirmou sua grande qualificação, com a Espanha eo Brasil mereceu perder ninguém mais do que ... Bem Chile. Você fala de Bielsa. Grande treinador, de classe mundial, desculpa para sair.
"Se você fosse presidente da Federação do Chile, o treinador contrataria?
Pellegrini-contrato ... I (Manuel) Pellegrini. Ele confirmou na Argentina, no Rio, e em Espanha é um grande treinador, é um dos poucos a nível internacional que eles têm.
"Ele é único, Diego. Sem Vicente Cantatore e Mirko Jozic, que já não funcionam, a única. Por que você não é um futebol superior a Turquia? Sabemos que conversar com a Juventus, Napoli, Real Madrid ... o campeonato que você quer jogar?
"Sim, houve ofertas, várias, mas eu não concordar com uma questão económica ... E eu gosto do campeonato Inglês, sem nenhum equipamento especial. Eu tenho 30 anos, eu acho que estou a jogar num campeonato mais competitivo.
- Você é um fã do Nacional?
"Não, hoje eu sou um fã de San Pablo. O Brasil ganhou a Copa Libertadores e foi campeão mundial em 2005. Eu tenho muito carinho por São Paulo e bom, Nacional é importante, ele estreou em 2000 contra o Defensor Sporting. Eu joguei minha primeira partida no Centenário (estádio), perdemos 2-1.
E a sua estréia na seleção quando se registrou?
"Na maioria (seleção adulta) estreou nas eliminatórias de 2006 ... Era 2004, no Centenário, contra o Paraguai, ganhámos 1-0. Eu duo com Paolo Montero titular. Sim, Paulo foi um companheiro na Juventus Marcelo Salas ... Este, além de Figueroa, os jogadores chilenos estão mais familiarizados com Salas e Zamorano Ivan.

O 3,5-feira, 18 marca o relógio inexorável. Imperativo e apela para uma curta estadia de Diego Alfredo Lugano, que em 8 deve voar para o velho continente para reordenar e enviar a defesa do clube de Istambul, o Fenerbahçe, que precisa desesperadamente para o próprio número "2" Celeste por seis anos, a participar no concurso mais antigo clube do mundo na próxima Copa dos Campeões Europeu, a Liga dos Campeões. " Outro entrevistado de pedigree internacional começa a deixar temporariamente a Casa do Desporto, em Viña del Mar, a cidade do desporto, como em encontros anteriores que outras figuras do mundo Scrolls: Tomás González, Dom Vicente Cantatore, Ivan Morovic (biologia marinha intrínseca, Hoje, nosso mestre grande casa de desporto), Dona Marlene Ahrens, Ivan Zamorano, Alfonso de Iruarrizaga, Claudio Borghi, Rodrigo Jordão, Dom Sérgio Livingstone, Roberto Canessa ... Não esqueçamos que, no InterContinental, antes de Bielsa adeus, Hebert Revetria, Colo Colo '86 atacante campeão e compatriota Lugano, questionou e enviou saudações a George "Chico" Garcia - professor da nossa Escolas de Futebol -, que era um companheiro de equipe no Cobreloa. "O 'Chico' foi uma 'cra, muito técnico, grande jogador, tudo bem", lembrou o ex-Oriental selecionados, que também certificada ", Elias (Figueroa) foi o melhor zagueiro do mundo ... Sim, o mundo.Eu joguei pelo Cruzeiro (Brasil) e eu confrontei-o quando ele estava no Inter. "Nem Rebollo Mario, Oscar Tabárez assistente de DT, recordou e elogiou outro de nós, Gabriel "Coca" Mendoza, diretor da projeção de 16 centros de Futebol na Casa do Desporto. "E como é a 'coca' e Vine. Com a 'coca', '92 com Colo Colo, foram campeões da Recopa no Japão e na (Copa) americano. Grandes memórias, dar meus cumprimentos ", disse o ex-campeão nacional de clubes populares.

"Uma cama, senhor. Vejo vocês em breve, se Deus quiser vê-lo na próxima rodada e na Argentina. Eles têm que ir para a Copa América do ano seguinte, jogamos com o Chile, em Mendoza. Vemo-nos lá, obrigado pela visita e os melhores desejos para Viña del Mar e seu esporte e nós na Copa América, eu espero que eles são. " palavras do capitão, um campeão da Libertadores e do mundo, especialmente o direito de um jogador, um cavalheiro, um "Mr. Nice" (Mr. Nice) como um apelido para outro atleta superlativo, Pete Sampras, tenista e pessoa humilde, como grandes.


Por Mario Ramirez Escudero