segunda-feira, 29 de novembro de 2010

2 anos da morte de Marcelo Portugal Gouvêa responsável por trazer Lugano



Marcelo Figueiredo Portugal Gouvêa, ou simplesmente Marcelo Portugal Gouvêa (São Paulo, 2 de março de 1938 — São Paulo, 29 de novembro de 2008), foi um advogado brasileiro, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, e também presidente do São Paulo Futebol Clube durante dois mandatos (entre 2002 e 2004 e de 2004 a 2006).

Portugal Gouvêa ingressou no clube como sócio do São Paulo em 5 de agosto de 1960 e foi eleito pela primeira vez para o Conselho Deliberativo em 1970. Durante a primeira gestão de Juvenal Juvêncio como presidente, entre 1988 e 1990, foi diretor de futebol, cargo que acumulou com os de diretor administrativo e jurídico. Nessa gestão, o clube conquistou o Campeonato Paulista de 1989. Foi ainda nessa época que Gouvêa foi o principal intermediário nas negociações com a prefeitura de São Paulo para cessão do terreno onde hoje se encontra o centro de treinamentos do time, na Barra Funda. Em 1996, tornou-se conselheiro vitalício. Cinco anos depois, tomou posse como sócio benemérito. Sua eleição para presidente do clube, em abril de 2002, foi apertada: ele venceu Paulo Amaral, que tentava a reeleição, por apenas dois votos. "A partir de hoje o São Paulo irá mudar, será um novo clube", prometeu, ao saber do resultado. Fazia oito anos que o time não chegava à Taça Libertadores da América e onze que não ganhava um título brasileiro.

Na sua administração, o São Paulo conquistou os títulos do Campeonato Paulista, da Libertadores e o tricampeonato no Mundial Interclubes, todos em 2005. Foi também em sua administração que o São Paulo fez um saneamento em suas finanças, construiu o Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia, e o Reffis — "referência mundial na medicina esportiva de reabilitação e fisioterapia". Ele foi ainda o responsável pela modernização da área social do clube.

Entre as contratações do clube no período, destaca-se o uruguaio , aposta do então presidente que era um desconhecido quando foi contratado, em 2003, e deixou o clube como ídolo. Impedido pelo estatuto de disputar nova reeleição em 2006, Portugal Gouvêa conseguiu fazer seu sucessor: Juvenal Juvêncio foi eleito por com 55,7% dos votos. Na gestão de Juvêncio, o ex-presidente passou a ser diretor de planejamento.

Profissionalmente, era sócio do ex-presidente da FIESP, Carlos Eduardo Moreira Ferreira, em um escritório de advocacia em São Paulo.

Morreu em 29 de novembro de 2008, de complicações após uma cirurgia de ponte de safena. Ele tinha sido internado em 29 de outubro, para exames de rotina. Em todas as partidas da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro seria respeitado um minuto de silêncio em sua homenagem. Além disso, os jogadores do São Paulo atuaram contra o Fluminense com uma tarja preta no braço. O São Paulo conquistaria o título no domingo seguinte, ao vencer o Goiás, e o capitão Rogério Ceni dedicou a conquista ao falecido dirigente: "Seria muito injusto que ele visse o título daqui. O céu é o lugar certo para uma pessoa como ele festejar."

Saudades!


Autor: Ricardo Righetto
Fonte: SPNet

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Fotos - Chile x Uruguai







quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Chile 2 x 0 Uruguai


O Chile derrotou Uruguai por 2 a 0, nesta quarta-feira, em amistoso disputado em Santiago que marcou a despedida do técnico argentino Marcelo Bielsa da seleção local. Antes do início da partida, assistida no Estádio Nacional por aproximadamente 45 mil pessoas, o treinador recebeu uma bandeira gigante com a frase "Don Marcelo Bielsa, Chile te agradece".

Os gols foram marcados por Alexis Sánchez, aos 38 minutos do primeiro tempo, e Arturo Vidal, aos 29 da etapa final, ambos com disparos da entrada da área que o goleiro Fernando Muslera aceitou. Após esse gol, relata o site do jornal chileno "La Nacion", os torcedores começaram a cantar: "Bielsa no se va, no se va!” (Bielsa não se vá, não se vá) e “Bielsa, Bielsa querido los chilenos jamás te olvidarán" (Bielsa, Bielsa querido os chilenos jamais te esquecerão).

Apesar de emocionado com as homenagens, o treinador argentino afirmou após o jogo que não mudou de opinião. Ele decidiu deixar a seleção chilena assim que Jorge Segovia foi eleito para presidente da Federação de Futebol do país.

- Estou muito agradecido de verdade. Simplesmente obrigado - disse Bielsa, segundo o site do jornal "La Tercera".

O Uruguai, que começou jogando com Loco Abreu, do Botafogo, no ataque e Diego Forlán no banco de reservas, passou grande parte do jogo com dez homens, já que o volante Walter Gargano foi expulso aos 41 minutos da primeira etapa. No time chileno, Maldonado, do Flamengo, também iniciou a partida como titular.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Uruguai convoca jogadores-chave para amistoso com Chile

Os jogadores do Uruguai que brilharam na última Copa do Mundo, onde a "celeste" surpreendeu ao terminar em quarto lugar, foram convocados nesta terça-feira para enfrentar o Chile em um amistoso.

A partida irá ocorrer no dia 17 de novembro no Estádio Nacional do Chile.

O Uruguai tentará manter a alta média de gols dos últimos amistosos, contra a Indonésia e China, quando marcou 11 vezes. Para tanto, contará com a dupla ofensiva Diego Forlán e Luis Suárez, que lideraram o bom desempenho da equipe na África do Sul.

Forlán, eleito pela Fifa o melhor jogador da Copa, tentará superar as atuações apagadas no Atlético de Madri e voltar ao ótimo nível demonstrado no Mundial.

O capitão uruguaio Diego Lugano e o meia Diego Pérez também estarão na equipe.

Por outro lado, o defensor Diego Godín foi excluído da lista por uma cirurgia no apêndice que o deixará fora dos campos por várias semanas.

O encontro poderá ser o último do técnico argentino Marcelo Bielsa no comando da seleção chilena.

Há alguns dias, Bielsa disse que deixaria a equipe caso o atual presidente da federação chilena de futebol, Harold Mayne-Nicholls, fosse derrotado nas eleições da diretoria da entidade, o que ocorreu na semana passada, com a vitória do espanhol Jorge Segovia.


Fonte:REUTERS

sábado, 6 de novembro de 2010

Alex marca, Lugano é expulso e Fenerbahce goleia no Campeonato Turco

O meia Alex marcou um dos gols do Fenerbahce na goleada por 4 a 2 sobre o Eskisehirspor, neste sábado, em partida válida pelo Campeonato Turco. O brasileiro converteu uma cobrança de pênalti logo aos 3min do primeiro tempo e abriu caminho para a vitória da sua equipe.

Apesar do gol marcado por Alex, o ponto negativo do Fenerbahce foi a expulsão do zagueiro Diego Lugano no início do segundo tempo. Mesmo assim, a equipe não teve dificuldades para sacramentar o resultado positivo por meio dos gols de Senturk, que marcou duas vezes, e Gonul. Ozturk e Ozbayraktar descontaram para o rival.

Com o resultado positivo, o Fenerbahce chegou aos 21 pontos e agora está quatro pontos atrás do líder Bursaspor, que apenas empatou por 2 a 2 com o Antalyaspor.

O Fenerbahce volta a campo agora na próxima terça-feira, quando terá pela frente a equipe do Ankaraguçu, em partida que acontecerá em Ankara, e que é válida pelo Copa da Turquia.


Fonte: Uol

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lugano fala sobre seu aniversário e o de Thiago



"Há exatamente quatro anos eu tive o melhor presente que alguém pode receber, um filho! Esse presente vai me acompanhar por toda a vida! Thiago te desejo um feliz aniversário, amor do papai! Agradeço a todos pelas saudações e convites! Obrigado por lembrar do nosso dia!"

Fonte: diegolugano.org

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Parabéns Dios Diego Lugano. Alma tricolor, sangue celeste!


















Hoje, aniversário de 30 anos do nosso grande zagueiro. Campeão da Libertadores e do Mundial 2005 pelo SPFC.

Vamos conhecer melhor esse zagueiro.


Diego Alfredo Lugano Moreno (Canelones, 2 de novembro de 1980) é um futebolista uruguaio que atua como zagueiro. Atualmente, joga pelo Fenerbahçe.




Na posição de zagueiro, foi revelado pelo Nacional de Montevidéu, onde jogou entre 1999 e 2001, teve também uma rápida passagem pelo Plaza Colonia.

Contratado pelo São Paulo em 2003, teve sua estreia em 11 de maio, no empate contra o Atlético Mineiro por 1 a 1. Seu início na equipe paulistana foi conturbado, pois ele chegou com a pecha de "homem do presidente", já que foi o então presidente do clube, Marcelo Portugal Gouvêa que bancou sua contratação, sem a aprovação do então treinador Oswaldo de Oliveira. Nos seus primeiros meses, chegou a ficar de fora de vários jogos, não sendo relacionado nem para o banco de reservas.

Com a saída de Oswaldo de Oliveira, ainda em 2003, passou a ser escalado mais vezes e, com seu estilo raçudo e de muita garra, conquistou a titularidade e o carinho da torcida e foi titular da equipe quando conquistou o Campeonato Paulista, a Libertadores e o Mundial de Clubes da FIFA em 2005.

Lugano, atualmente, é titular e capitão da Seleção Uruguaia, pela qual disputou a Copa América de 2007, e agora a Copa do Mundo de 2010, ficando na quarta posição.

Uma de suas características mais marcantes, é a de raramente trocar de camisa com o adversário ao final do jogo, alegando não se sentir confortável com tal ato, em respeito ao torcedor, para o qual a camisa de seu time é sagrada.

Lugano foi eleito o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro de 2005 por sua força e, principalmente, sua raça, uma de suas características.

Em agosto de 2006, após a final da Libertadores da América, foi para o Fenerbahçe, da Turquia, onde em agosto de 2009 renova contrato por 4 anos.

Fonte:Wickpedia