segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Entrevista na Turquia

Mais Fotos - Uruguay 1 - 1 Costa Rica










VIDEO - Emocionante vitoria do Uruguai





Fenerbahce perde em casa, mas segue líder do Campeonato Turco

O Kasimpasa protagonizou neste sábado uma das maiores surpresas do Campeonato Turco. Mesmo jogando no Estádio Sukru Saracoglu, o modesto time da periferia de Istambul ganhou do Fenerbahce pelo placar de 3 a 1.

Gulec, Isler e Aygunes marcaram os gols dos visitantes, enquanto o atacante espanhol Dani Guiza descontou para os canários. Esta foi a segunda derrota seguida do Fener, que levou 3 a 0 no clássico com o Besiktas na última semana.

Apesar disso, a equipe de Lugano, Roberto Carlos, Cristian, André Santos, Alex e Deivid continua na liderança do Campeonato Turco com 31 pontos, aproveitando-se da derrota do Galatasaray para o Bursaspor na última sexta-feira por 1 a 0 e que ficou com 29.

"Nossa equipe havia vencido todos os seis jogos em casa no campeonato e ninguém poderia imaginar uma derrota justamente para o Kasimpasa, que luta apenas para não ser rebaixado", disse o atacante Deivid, ex-Santos, Corinthians e Cruzeiro.

O Fenerbahce volta a campo na próxima quarta-feira, quando vai até a Holanda para enfrentar o Twente em compromisso pela quinta rodada da fase de grupos da Liga Europa.

Fonte:ESPN Brasil

domingo, 22 de novembro de 2009

Lugano era chamado de "zagueiro do presidente" no São Paulo; leia trecho de livro


Diego Lugano é praticamente uma unanimidade entre os torcedores do São Paulo. O zagueiro uruguaio de pegada forte e temperamento quente revelado pelo Nacional de Montevidéu emprestou sua raça ao tricolor durante três anos. Além do status de ídolo, o jogador --que deixou o clube do Morumbi com destino ao Fenerbahçe, da Turquia-- levou consigo os títulos do Campeonato Paulista, da Libertadores e do Mundial de Clubes.

No livro "Tricolor Celeste", lançado nesta semana, o jornalista Luís Carlos Símon narra a trajetória de Lugano desde sua chegada ao Brasil. Logo de cara o jogador ficou conhecido como "zagueiro do presidente", por conta da atitude de Marcelo Portugal Gouvêa, presidente do São Paulo na época, de bancar a vinda do atleta praticamente sozinho, sem nem consultar o então técnico Oswaldo de Oliveira.

A publicação, que conta com prefácio de Milton Neves e apresentação de Mauro Beting, o autor também conta a história de outros três uruguaios que fizeram sucesso entre a torcida são-paulina: Pedro Rocha, Pablo Forlán e Darío Pereira.

Confira abaixo um pequeno trecho do livro cedido pela Publisher do Brasil.

O "zagueiro do presidente"

Em 10 de abril de 2003, um uruguaio assustado chegou a São Paulo. Contratado por míseros 200 mil dólares chegou para resolver o problema do time. A negociação havia sido feita por Juan Figer, empresário de grande trânsito no Morumbi. Ele mostrou vídeos de Lugano, de quem falou maravilhas, ao presidente Marcelo Portugal Gouvêa.

"O Portugal Gouvêa veio a Montevidéu conversar comigo. Falou sobre o São Paulo e eu aceitei o desafio. Depois, ele me contou que a contratação foi feita não pelos vídeos, mas pela firmeza com que eu falei com ele, pelo modo entusiasmado que disse "sim". O presidente havia acertado. Lugano faria muito sucesso no São Paulo. No início, era ironicamente chamado de "o zagueiro do presidente", depois, o próprio Portugal Gouvêa diria, com orgulho, que ele era mesmo "o zagueiro do presidente".

O São Paulo vivia um momento ruim, com defensores como Jean, Wilson, Júlio Santos, Régis, Reginaldo Cachorrão e outros. E a torcida desconfiou de um uruguaio barato e de currículo sem brilho. Queria um grande nome que ajudasse o time a sair da situação de sempre ser derrotado pelo Corinthians. Lugano faria isso. Mais do que isso, trituraria a fama de time sem brio e sem alma que o São Paulo tinha. Mas antes, sofreria muito.

A apresentação de um novo jogador de time grande é uma festa para fotógrafos. É a certeza de que terão uma foto publicada. Eles pedem que a nova camisa seja colocada lentamente para que não haja atropelo na hora das fotos. Não satisfeitos, sugerem poses e não se interessam apenas em captar o que está acontecendo. Interferem no fato.

"Dê um sorriso, Lugano. Mostra que está contente", alguém disse.

A resposta foi surpreendente.

"Não vejo motivo nenhum para sorrir sem razão. Vim aqui para vencer e só vou dar risada quando estiver comemorando algum título", disse o desconhecido.

Em nossa conversa na capital uruguaia, seis anos depois, ele explicou. "Antes de chegar a São Paulo, já li o noticiário na internet e vi que todo mundo desconfiava de mim. Estava nervoso. Aí vem alguém que nunca vi na vida e me manda dar risada. Achei que era uma gozação, achei que estavam pensando que eu era palhaço. E prometi de novo que seria um vencedor no São Paulo." Bicho do mato. Obstinado.

*

"Tricolor Celeste"
Autor: Luís Augusto Simon
Editora: Publisher Brasil
Páginas: 112
Quanto: R$ 25,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha


Fonte: Folha de SP


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Uruguai leva sufoco da Costa Rica, mas segura empate e vai à Copa do Mundo


Foi sofrido, com contornos de drama, mas o Uruguai empatou nesta quarta-feira com a Costa Rica por 1 a 1, no estádio Centenário, e garantiu a última vaga para a Copa do Mundo de 2010. "El Loco" Abreu marcou para os uruguaios, que haviam vencido o jogo de ida da repescagem, fora de casa, por 1 a 0. Centeno anotou para os costa-riquenhos, que lutaram até o fim, mas não conseguiram a virada.

A partida foi cheia de tensão. Houve algumas jogadas ríspidas de parte a parte, com a conivência do árbitro suíço Massimo Busacca (o juiz não poderia ser sul-americano ou da Concacaf, regiões de Uruguai e Costa Rica). No segundo tempo, com a partida em 1 a 1, os reservas da Costa Rica brigaram com policiais no banco de reservas.

Com o resultado, o Uruguai retorna à Copa do Mundo depois de ficar ausente em 2006. O técnico René Simões, por sua vez, falhou na tentativa de chegar a seu segundo Mundial (levou a Jamaica à Copa de 1998 e buscava repetir a dose no comando da Costa Rica).

Apesar de poder jogar pelo empate, o Uruguai começou a partida indo para cima da Costa Rica. A Celeste assustou duas vezes logo no início. Primeiro, em chute de fora da área de Forlán. Depois, em cabeçada de Godín, que o goleiro Navas defendeu bem.

Aos poucos, os comandados de René Simões começaram a equilibrar as ações e a ganhar terreno no meio do campo, mas as melhores chances seguiram com os uruguaios. O jovem meia Lodeiro fez grande jogada e tocou com açúcar para Suárez, no lado direito da área, mas o atacante isolou.

A melhor oportunidade dos visitantes na primeira etapa surgiu dos pés de Bolaños. O meia soltou uma bomba de fora da área e obrigou o goleiro Muslera a fazer grande defesa.

No segundo tempo, a Costa Rica encontrou ainda mais dificuldade para buscar o ataque. O Uruguai aos poucos foi apertando o rival em seu próprio campo. Aos 6 minutos, Eguren esteve muito perto de abrir o placar, escorando de cabeça uma cobrança de falta de Lodeiro, mas a bola saiu rente à trave direita do goleiro Navas.

René Simões mexeu no time da Costa Rica, tentando deixar sua equipe mais ofensiva. Barrentes entrou na vaga de Borges, e mais tarde, aos 19, Fonseca tomou o lugar de Nunez.

O técnico Óscar Tabárez respondeu tirando o inoperante atacante Suárez e lançando "El Loco" Abreu. A mexida deu certo, e o Uruguai abriu o placar aos 24 minutos. Scotti fez cruzamento da direita e Abreu testou para a rede. A comemoração do gol levou mais de dois minutos no estádio Centenário.

Quando tudo levava a crer que a parada estava resolvida, a Costa Rica deu sinal de vida. Chacon recebeu lançamento longo na área, penetrou e bateu. A bola pegou em Lugano e sobrou para Centeno bater rasteiro, da entrada da área, e empatar o jogo.

O gol fez a Costa Rica se animar e partir para cima para buscar a classificação. O Uruguai chegou a passar maus bocados na defesa, mas se segurou a duras penas. Houve ainda uma confusão envolvendo os reservas da Costa Rica e policiais uruguaios, a sete minutos do fim. A briga só esfriou a reação dos visitantes.

No fim, o Uruguai, bicampeão mundial, pôde comemorar a conquista da última vaga para a Copa do Mundo de 2010.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Mesmo em vantagem, Lugano pede seriedade ao Uruguai


O zagueiro Diego Lugano, capitão do Uruguai, pediu seriedade à equipe celeste, que tem vantagem sobre a Costa Rica na repescagem à Copa de 2010. No último sábado, os uruguaios fizeram 1 a 0 nos costarriquenhos, comandados pelo técnico brasileiro Renê Simões.
A seleção sul-americana teve problemas jogando na grama artificial do estádio Ricardo Saprissa, em San José. As duas equipes voltam a se encontrar nesta quarta-feira no Estádio Centenário de Montevidéu, às 21h de Brasília.

"A vitória foi importante porque nos permite respirar para o jogo de volta. No entanto, o resultado não nos tira do objetivo final, que é obter a classificação", comentou o ex-são-paulino, autor do gol da vitória.

Segundo Lugano, atualmente no Fenerbahce, "a humildade e o trabalho" foram as principais características do elenco uruguaio ao longo das Eliminatórias, nas quais que o país acabou na quinta posição.

A seleção da Costa Rica precisa de uma vitória de 1 a 0 na quarta para forçar a prorrogação, sendo que um resultado por qualquer outro placar dará a classificação aos costarriquenhos porque os gols marcados fora de casa são levados em conta como critério de desempate.

Fonte: TERRA

domingo, 15 de novembro de 2009

Fotos- Treino antes da Vitoria em cima da Costa Rica




Lugano marca e Uruguai se aproxima da Copa

Com um gol do ex-são paulino Diego Lugano aos 21 minutos do primeiro tempo, a seleção do Uruguai bateu a Costa Rica por 1 a 0 e se aproximou da conquista da última vaga destinada às Américas na Copa do Mundo da África do Sul, programada para 2010.

Após cobrança de escanteio, o zagueiro cabeceou, mas teve a tentativa afastada pela defesa rival. Entretanto, a bola voltou para a área, e ele mostrou raça e técnica para, desequilibrado, fazer o único tento da partida.

Os bicampeões mundiais agora necessitam somente de um empate para voltar ao Mundial, algo que não acontece desde a edição 2002 da disputa. Agora, eles recebem os costarriquenhos no estádio Centenário na próxima quarta-feira, às 21 horas (horário de Brasília), em Montevidéu.

Sem poder contar com o técnico brasileiro Renê Simões em campo - o treinador foi expulso durante o empate por 2 a 2 contra os Estados Unidos, que garantiu a última vaga direta da Concacaf na Copa -, a Costa Rica não conseguiu se aproveitar da vantagem de jogar em um gramado sintético em Saprissa e foi vaiada em campo.

Alguns torcedores, inclusive, chegaram a atirar objetos em campo ao final da partida. Se a situação do time não estava boa no primeiro tempo, piorou logo nos primeiros minutos da etapa complementar, quando o meio campista Rándall Azofeifa foi expulso ao tomar o segundo cartão amarelo.

Os três minutos de acréscimo revoltaram os atletas da equipe casa, que ao término da partida foram para cima do juiz a fim de protestar pelo que julgaram pouco tempo. Nada, entretanto, que mude a difícil situação da Costa Rica, que luta para chegar à sua terceira Copa seguida.











Uruguaios tricolores são tema de livro

O São Paulo , que nesta reta final de Brasileirão luta pelo quarto título consecutivo, desta vez não tem uruguaios em seu atual elenco. Mas carrega na história quatro estrangeiros de destaque com a camisa tricolor: Pablo Forlán, Pedro Rocha, Darío Pereyra e Diego Lugano. A passagem de cada um deles pelo clube está registrada no livro "Tricolor Celeste. A publicação, de Luís Augusto Simon, será lançada no próximo dia 19, em um bar temático na Vila Madalena, bairro da Zona Oeste da capital paulista.


Forlán defendeu o São Paulo nos anos 70, foi campeão paulista três vezes com o clube e jogou a Copa do Mundo de 74 por seu país. Darío Pereyra não acumulou somente quatro Paulistas, mas também ganhou os Brasileiros de 77 e 86 pelo time paulista. Pedro Rocha também estava na conquista nacional de 77 e disputou 375 partidas pelo Tricolor. Lugano, herói recente, viveu com o São Paulo o mágico ano de 2005, quando o time conquistou o Paulista, a Libertadores e o Mundial de Clubes.

Fonte. Globo Esporte


sábado, 14 de novembro de 2009

Costa Rica e Uruguai começam a decidir vaga na Copa de 2010



Costa Rica e Uruguai começam a decidir hoje, em San José, a última vaga das Américas na Copa da África do Sul. O jogo será disputado no grama sintética do estádio Ricardo Saprissa, às 22h55.

O técnico René Simões não poderá estar no banco de reservas do time da casa, porque está suspenso. A Costa Rica ficou em quarto lugar na Concacaf, atrás de México, Estados Unidos e Honduras. O Uruguai foi o quinto na América do Sul, ao ser superado por Brasil, Chile, Paraguai e Argentina.

Os uruguaios, que disputaram as duas últimas repescagem contra a Austrália (ganharam em 2002 e perderam em 2006), chegam desfalcados ao jogo. Dos titulares da defesa, só Lugano está garantido.

A partida de volta será na quarta-feira às 22h, no estádio Centenário, no Uruguai.

Uruguai - Lugano na Costa Rica





segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Feliz aniversário

Hoje Diego Lugano e seu Filho Thiago estão Fazendo aniversário!!!
Muitas Felicidades e muita saúde!!!